(21)99125-6012

QUEM SOMOS

Olá, bem-vind@ ao JSBS!


Somos o Jardim Sulacap pelo Bairro Sustentável (JSBS), um grupo de moradores e amigos que, desde 2013, se unem para criar soluções criativas e duradouras para os problemas que enfrentam no bairro carioca Jardim Sulacap.
Unidos, estamos cultivando uma cultura de cuidado com nós mesmos, com outras pessoas, outros seres vivos e com os berços da vida, seja o solo onde plantamos nossas mudas, nascentes,  árvores e praças.
E o que nos move é chamado para agir como pensador, catalisador, apoiador e realizador de ações socioculturais positivas para tornar o mundo melhor a partir do Jardim Sulacap.

Ao se reunir, estamos aproveitando e reciclando ideias, resíduos orgânicos e industriais; cuidando de espaços comunitários através de plantios e instalação de mobiliários; realizamos eventos revigorantes e criamos diálogos, vínculos e parcerias saudáveis para alcançar os objetivos e aumentar os impactos positivos. Com isso, mudanças positivas já estão acontecendo!

O JSBS nasceu do sopro do morador Emilson Moreira, com o costumeiro vento fraco da região. Era 2012, quando ouviu o chamado. E a semente do JSBS brotou, assim, com o compartilhamento da história local no Blog em 2013.
Dialogando, ouvindo atento, quebrando barreiras, fortalecendo laços em agosto de 2016 brotou a primeira horta comunitária do bairro e logo em seguida, em setembro, a primeira Festa da Primavera, para comemorar as transformações que estávamos fazendo e para reimaginarmos novos passos e a forma de levar a nossa própria história em diante.

Por quês 

As pessoas se  envolvem com o JSBS por diversas razões: 

  • Para conhecer vizinhos e fazer amizades;
  • Para sentir que está fazendo a diferença onde mora, entregando benefícios reais e tangíveis;
  • Para sentir conectado consigo mesmo, com outras pessoas e à natureza - sentir que pertence ao grupo;
  • Porque há desafios que podem ser gerenciados ao nível do bairro por quem está mais próximo;
  • Para catalisar visões e ideias;
  • Para sentir como sujeito histórico criando uma história mais edificante no bairro;
  • Por causa do compromisso assumido livremente com as ações para transformação da situação atual do bairro para outra melhor.

Coração, cabeça, pés e mãos 

Para nós, tão importante quanto o que fazemos, é como fazemos. Quatro dimensões simultaneamente de forma equilibrada:
  • Coração: somos pessoas sensíveis, agimos com respeito, compaixão, solidariedade, inclusão e com intuição.
  • Cabeça: agimos com base em informações confiáveis e melhores evidências, olhamos o passado da história local para eliminar incertezas, e usamos a nossa inteligência coletiva para achar melhores modos de viver.
  • Pés: estamos nos movendo na direção da visão do futuro que gostaríamos de ver no bairro.
  • Mãos: colocamos as mãos na terra - em ação - para materializar nossos valores, visões e ideias, servindo de exemplo e inspiração com o que fazemos, indo além das palavras.

0 comentários:

Postar um comentário