(21)99125-6012

1990

1990 – Um Dia do Meio Ambiente para reverenciar a vida

Éramos 9.473 sulacapenses, segundo o IBGE. A banda Legião Urbana lançou a música "Metal Contra as Nuvens" em 1991, que fala de amor, conquista, vitória e honra com críticas escondidas nas entrelinhas. Fala que quase acreditou nas promessas de uma outra pessoa. (Collor era presidente e confiscou as poupanças dos brasileiros na época). Fala que sabe o que tem que defender e tem os seus valores. 


Em 1991, a Declaração Internacional dos Direitos à Memória da Terra surgiu como marco na mobilização para divulgação e proteção do geopatrimônio. 
Em 1992, a Eco-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento) discutiu sobre o modelo de desenvolvimento e suas implicações nos problemas ambientais.

Na prática, a comunidade tinha consciência e era bastante interessada em manter um modo de vida conectado com a natureza ao redor.
Música, aula de história, aula de geografia, caminhada, humor e reflexão fizeram parte do dia 5 de junho de 1993, quando moradores saíram de suas casas e caminharam até ao Morro no Vale do Carioca para festejar o Dia Mundial do Meio Ambiente e reivindicar a integração dos Morros Carioca, Engenho Velho, Cachambi, Valqueire e Caixa D’ Água à reserva ecológica do Parque da Pedra Branca.
O ponto de partida foi na Praça Mário Saraiva. Movimento importante porque projetou valores de paz, amizade, alegria por onde passou.
Adultos e crianças cobriram as trilhas de alegria e de mochilas coloridas num clima de “amizade e entusiasmo”.

Rua Mota Maia, grupo entusiasmado indo em direção ao morro. 

Aula no morro.

O movimento era mais uma festa do que uma marcha de protesto.


Movimento foi destaque no Jornal O Globo Zona Oeste – 5/6/1993.


De "Pacato Cidadão", como diz a música de 1994 do Skank se referindo ao cidadão conformado, esse grupo de sulacapenses não tinha nada.

Voltar

Referência 
MOURA, Germana Costa. Na trilha pela preservação da natureza. Jornal O Globo, caderno Zona Oeste. Rio de Janeiro, 13/6/1993, p. 1, 12 e 13. 


0 comentários:

Postar um comentário