(21)99125-6012

09 abril, 2016

Arborização

Arborizar significa plantar ou guarnecer de árvores em praças, parques, nas calçadas e nas alamedas. As árvores são seres vivos que devem ser respeitados, protegidos, cuidados e não desrespeitados e sofrer maus-tratos. Não são inimigas.

Floresta urbana constitui a soma de todas as árvores de uma bairro, cidades, presente nas ruas. As árvores heroínas da Av. Alberico Diniz é parte que também compõe a floresta urbana do Jardim Sulacap.

As árvores prestam vários e vitais serviços ambientais, tais como: produção de ar puro; captura e armazenagem de carbono; proporcionam sombras; geram beleza visual; amenizam calor; deixam o solo mais permeável; freiam a água da chuva; servem de corredor ecológico para animais e abrigo para várias espécies de fauna e flora; confirmam a identidade do bairro-jardim; valorizam as propriedades ao redor; entre outros benefícios que estão muito além dos custos de implantação e manejo.

Todo o complexo arbóreo de um bairro, quer seja plantado ou natural, compõe a sua área verde. O desmatamento urbano (ou desflorestação) não ocorre somente lá na Amazônia, mas também nas ruas do bairro diante de nossos olhos. 

Planejamento
Se o objetivo real é gerar benefícios ambientais e, como isso, contribuir para qualidade de vida no bairro, o plantio de árvores não deve ser feito de qualquer modo. O plantio em área urbana deve respeitar a recomendação de adotar espécies nativas adequadas a cada rua do bairro.
Para plantar nas ruas, é importante consultar o plano diretor de arborização do Rio de Janeiro.

Levantamentos
Um levantamento de déficit arbóreo, por exemplo, considera que a cada 10 metros deveríamos encontrar uma árvore. Então, numa rua de 300 metros deveríamos encontrar 30 árvores. Desta forma, poderíamos estimar a necessidade de plantio de árvores para o bairro.

Em 2013, 66,36% dos moradores moravam em casas cujo entorno possui arborização. Ou seja, 33,64% dos moradores não eram atendidos com um serviço adequado de arborização urbana ao redor de suas casas (IBEU, 2013).

Um levantamento arbóreo preliminar feito em 2009 pela Comlurb contabilizou 2.652 árvores, variando em 72 espécies. Em 2014, foram pedidos 116 solicitação de remoção de árvores. Para plantio de árvores, apenas duas solicitações foram feitas no mesmo período. Em 2006, o déficit arbóreo era de 2.000 (Prefeitura, 2015).


Espécies
As espécies da Mata Atlântica têm uma infinidade de tipos, portes, funções e velocidades de crescimento, por isso é recomendado apoiar programas de recuperação de áreas degradadas coordenados por organizações locais.
Um mapeamento de todas as árvores do Jardim Sulacap para formar um banco de dados com detalhes de cada árvore, como espécie, características e serviços prestados ao ecossistema, tornaria mais fácil planejar a substituição das espécies.

Responsáveis
Com o objetivo de tornar o bairro mais arborizado, muitos moradores têm o desejo de plantar árvores em áreas públicas, mas segundo a legislação, somente a Prefeitura pode fazer o plantio, poda e remoção. 
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) é responsável pelas atribuições de conservação, manutenção e reformas de todos os canteiros, praças e parques, bem como as podas de árvores.
Fundação Parques e Jardins (FPJ) é responsável pelo de plantio de árvores e arbustos, além da implantação de praças e parques urbanos, a manutenção e conservação de gradil histórico, chafarizes, monumentos e do tratamento para defesa ou preservação da vegetação (Decreto nº 31.673 de 29/12/2009). A FPJ também é responsável pela administração dos parques municipais urbanos, planejamento, paisagismo, projetos, arborização, além dos atos normativos referentes às questões de praças e parques (conforme Decreto nº 28.981, de 18/12/2008). 

Conclusão
Só colhemos o que plantamos. Se ao longo dos anos retiramos mais árvores do que plantamos, o déficit de árvores está bem maior agora. Assim, é bem provável que também estamos com déficit ecológico, visto que estamos reduzindo áreas verdes. A exploração de saibro no Catonho, por exemplo, está gerando deficit de árvores e, ao mesmo tempo, gera  partículas no ar que podem gerar diversas enfermidades, além de problemas respiratórios e câncer de pulmão e outras doenças, que culmina em infartos e acidente vascular e morte.

Temos como reverter essa situação. Temos espaços para plantar árvores, além de uma sociedade formada por pessoas cada vez mais conscientes do seu verdadeiro papel no Planeta Terra, mais conscientes dos atributos ecológicos, sociais e culturais do Jardim Sulacap, influenciando positivamente as suas escolhas.


Referências 
PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Plano diretor de arborização urbana do Rio de Janeiro: 2015, p. 117, 122 e 178. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/5560381/4146113/PDAUtotal5.pdf

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Manual técnico de arborização urbanaDisponível em: https://www.sosma.org.br/wp-content/uploads/2015/03/MANUAL-ARBORIZACAO_22-01-15_.pdf

0 comentários:

Postar um comentário