(21)99125-6012

Patrimônio verde

Parque da Floresta da Pedra Branca                                                                                              

O Jardim Sulacap tem um grande patrimônio verde que precisa ser bem cuidado. 

Jardim Sulacap é um bairro verde planejado no coração da cidade. Como riqueza sulacapense, o bairro tem um pouco mais da metade (52%) do seu território de 786,92 hectares o colosso verde Parque Estadual da Pedra Branca (criado pela Lei Estadual nº 2.377, de 28 de junho de 1974), Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, declarada pela Unesco em 1992.

Fonte: Trilhas: Parque Estadual da Pedra Branca.




Em 1933, o conservacionista e escritor do livro Sertão Carioca Magalhães Corrêa defendeu a ideia de que parte da Fazenda dos Afonsos - onde hoje é o Jardim Sulacap - fosse transformada em Parque Nacional.
Não virou um PARNA, mas a criação do Parque Estadual iniciou em abril de 1963, pelo Decreto nº 1.634.
Porém, somente em 1974 o Parque Estadual da Pedra Branca foi criado, através da Lei Estadual nº 2.377.

Fonte: Guia Digital do Maciço da Pedra Branca.
Compreendendo área acima da altitude de 100 metros, o PEPB ocupa cerca de 10% do território do município do Rio de Janeiro. O Jardim Sulacap tem 4.414.400 (52,28%) de Parque da Pedra Branca.
Limites do PEPB em Jardim Sulacap. Fonte: Legislação bairro a bairro.

A área de proteção integral tem como objetivo básico preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, pesquisas científicas, desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico. 

Uma grande zona rural 
O Jardim Sulacap é mais rural do se imagina, uma vez que o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC - art. 49 da Lei 9985/2000) considera a área de proteção integral zona rural.

Mapa das UCs que compõem o Mosaico Carioca. Fonte: INEA.

APA Valqueire
O Morro do Valqueire é uma área de proteção ambiental (APA), criada pela Lei n.º 3.313 de 4 de dezembro de 2001, onde é permitido preservar as espécies raras ou ameaçadas de extinção da fauna e da flora; preservar e recuperar a cobertura vegetal nativa existente; desenvolver o estudo e pesquisa da fauna e flora; desenvolver a educação ambiental; viabilizar a criação de parques municipais; e estimular as atividades de lazer quando compatíveis com os demais objetivos da Área de Proteção Ambiental. 
APA Morro do Valqueire (Fonte: http://mapas.rio.rj.gov.br/#).

APA Cachambi 
O Morro do Cachambi é outra APA do bairro criada em 02/10/2007 pela Lei nº 4.659/2007 para assegurar a preservação da característica do Bioma Mata Atlântica na região.

APA da Pedra Branca
Esta APA foi criada pela Lei Municipal nº 1.206 de 1988.

Parque do Carbono
O Parque do Carbono é uma área onde empresas, escolas, igrejas e pessoas podem abater suas emissões de carbono na região, ajudando a reduzir o calor, evitar enchentes, preservar as nascentes, além de tornar o ambiente mais agradável com suas cores, cheiros e sombras e promover empregos verdes.

A vertente norte do Maciço da Pedra Branca é, segundo especialistas, a área mais degradada do PEPB.
Assim, atualmente, a Gerência de Restauração Ambiental está tirando do papel o chamado parque do carbono, que no Jardim Sulacap tem 410 hectares para ser recuperado e ser mantido.
Serviços ecossistêmicos no Jardim Sulacap: fixação de carbono, recuperação de cursos d'água, equilíbrio ambiental para evitar novas pandemias, reduzir alagamentos nas áreas baixas, entre outros.

Impactos negativos no PEPB

Adaptado do G1.

Exploração de saibro para construção da Transolímpica.

Somar forças. Participe!

0 comentários:

Postar um comentário