(21)99125-6012

Corredores Verdes

Os corredores verdes são importantes áreas verdes que servem de conexão, valorizam a paisagem, servem de abrigo e circulação de fauna e flora, por isso são chamados também de corredores de biodiversidade. Eles também são importantes para manter a paisagem cultural do bairro-jardim, produzir sombras, amenizar o calor, produzir oxigênio, capturar CO2 e promover belas caminhadas a pé ou de bicicleta no bairro Jardim Sulacap.


Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=14054554
Trilhas da Floresta da Pedra Branca

As trilhas entranhadas nos morros Jardim Sulacap oferecem aos amantes da natureza ou degustadores de paisagens belos visuais.

A história dessas trilhas remonta ao passado colonial, quando eram frequentadas pelos escravos da Fazenda dos Afonsos em busca de árvores para alimentar o fogão de lenha e a fornalha do engenho de açúcar.




As trilhas também serviram para percursos científicos do Francisco Freire Alemão, um dos mais respeitados médico da família imperial e botânico no século 19, quando excursionava pelas “matas dos Afonsos”. Além da beleza natural, a região tem como atrativo o Aqueduto do Catonho.




Trilha Transcarioca
A Trilha Transcarioca, a maior em área urbana do mundo (aproximadamente de 170 km), cruza a região, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar. Ela se conecta trilhas já existentes e oferece um novo circuito turístico, passando pelo Morro da Caixa D'Água e do Valqueire. 
Para especialistas, a Trilha Transcarioca é um novo elemento de uso público que serve como ferramenta de conservação da unidade de conservação. Sua implantação representa um marco para o turismo ecológico na cidade, contribuindo com a renda local, geração de empregos e o aumento do apoio da sociedade à causa ambiental, além de servir de instrumento para engajar escolas, universidades e outros grupos.




Corredor verde da Av. Carlos Pontes
O caminho entre o Rio dos Afonsos e o muro do Jardim da Saudade, na Av. Carlos Pontes, é uma importante área verde de ligação da área residencial à área de mata. Ele oferece aos moradores e visitantes proximidade entre a vida silvestre e a vida urbana. Sem esse corredor, as operações de reflorestamento, salvamento e segurança do parque e outros serviços ficam comprometidos, além de deixar de promover mobilidade sustentável para pedestres e ciclistas.



Corredor verde da Av. Albérico Diniz/ Estrada Japoré
Juntas a Avenida Albérico Diniz e a Estrada Japoré forma um grande corredor verde com aproximadamente 2 km de extensão. Ao lado, a ciclovia.




O que a JSBS faz pelos corredores ecológicos
  • Amplia conhecimento científico;
  • Apoia projetos sustentáveis;
  • Incentiva o plantio de mais árvores nas fileiras existentes;
  • Incentiva os moradores à criarem corredores verdes para conectar as diversas praças com a Floresta da Pedra Branca;
  • Incentiva a criação de um parque ecológico para reduzir desmatamento, cuidar da biodiversidade e promover bons relacionamentos com a comunidade a partir da educação ambiental;
  • Incentiva ainda atividades humanas de baixo impacto ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável local.

0 comentários:

Postar um comentário