(21)99125-6012

09 abril, 2016

Qualidade do ar e qualidade de vida

O ar puro é basicamente um remédio natural para a saúde. Aliás, dentre vários e essenciais serviços prestados pela natureza está a geração de ar puro que nos sustenta vivos. Caminhar ao ar livre e respirar ar puro garante qualidade de vida e bem-estar.


Segundo especialistas, respirar ar puro e com profundidade é um ponto crucial para obtermos qualidade de vida. Ele proporciona o oxigênio ideal para ser levado a todo o organismo, sobretudo para o sistema nervoso, o cérebro e os demais órgãos, promovendo a qualidade do sono.

Levantamentos
No entanto, usando dados oficiais, o indicador ambiental da JSBS apontou que qualidade do ar está ruim para um grupo de moradores em Jardim Sulacap. Em 2013, 94,12% foi o percentual da qualidade do ar que se manteve boa em relação à concentração de partículas totais em suspensão (PTS). O percentual de concentração de partículas totais em suspensão (poeira, fuligens, pó de cimento, névoas) foi considerado regular com índice de 85 μg/m³.  
Segundo a Resolução do CONAMA 03/90, a concentração entre 0-80 μg/m³ é considerado qualidade do ar boa; entre >80-240 é regular, parte da população sensível à poluição é afetada.
O percentual de concentração de PTS ultrapassou 5 μg/m³ (ou 5,88%) do limite 80μg/m³ considerado de qualidade do ar boa. Ultrapassamos assim o limite capaz do planeta em absorver as partículas e, ao mesmo tempo, isso significa para um grupo de pessoas sensível às emissões de partículas (como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas) sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral, não é afetada.
Entretanto, em 2010, o grupo de idosos e crianças era 27,62% da população de 13.060 moradores. Diante de uma ameaça real à saúde e ao bem-estar dos moradores, a melhor opção é prevenir. Não fazer nada para combater as emissões de partículas significa que a qualidade do ar pode ficar inadequada para todos.

A OMS faz algumas recomendações para concentração de partículas suspensas, baseadas em evidências acumuladas sobre os efeitos causados na saúde pela poluição do ar, bem como propõe concentrações intermediárias estabelecidas como metas a serem alcançadas. O ideal, para a OMS, seria 70 μg/m³ para concentração de materiais particulados MP10 e 35 μg/m³ para partículas inaláveis MP2,5. 
A qualidade do ar pode está pior com a obra da Transolímpica e com a exploração de saibro no Catonho. Além disso, a poeira misturada com a poluição dos veículos agrava ainda mais as doenças respiratórias. 

Estratégias para geração de ar puro
Dentre várias estratégias para geração de ar está a divulgação de informações ambientais, o reconhecimento do valor e dos serviços prestados pelas áreas verdes e pela biodiversidade, plantio de árvores adequadas nas ruas, a redução da poluição do ar, a proteção do Parque da Pedra Branca, mobilização de recursos para conservação.

Conclusão
Se quisermos respirar ar puro e com profundidade para obtermos qualidade de vida, será preciso respeitar a capacidade da atmosfera em absorver a poluição (que não é só PTS) que geramos. Temos que proteger, recuperar e conservar a biodiversidade na região.
O Jardim Sulacap tem potencial, pois há espaços (parques, praças, áreas de lazer e de recreação) destinados ao uso coletivo e à promoção de integração social, contribuindo para valorizar a identidade local e despertar – principalmente nos mais novos - os sentimentos de pertencimento.

0 comentários:

Postar um comentário