(21)99125-6012

21 julho, 2015

Raul de Miranda Santos, o Raul Barulho


Raul de Miranda Santos, incorporador de imóveis, também conhecido como bicheiro Raul Barulho ou Capitão Raul, foi dono de parte das terras da Fazenda dos Afonsos. Ele vendeu 6.000.000 m² à Sul América. Outra parte Raul construiu o Jardim Elisa nos anos 50. Era um homem violento, pois sua ficha criminal por motivo de lesões corporais era extensa. Ele não gostava do apelido "Barulho".

Nos anos 60, havia vários indícios de que os bicheiros ajudavam financiar a campanha do Lacerda ao governo da Guanabara. 
Pouco tempo depois da posse de Carlos Lacerda, estourou o escândalo de corrupção do governo. Até então ninguém sabia quem fazia a ligação entre os bicheiros e o governo. Um nome logo surgiu, da intimidade do Palácio da Guanabara, para ligar o primeiro governador da Guanabara aos bicheiros: Raul Barulho, o Mr X da Corrupção.

Decreto nº 50.243 de 8/4/1961 de Jânio Quadros obrigava cada empresa com mais de 100 empregados manter uma escola primária. A  FOM, criada por Lacerda através do decreto nº 294 de 1960, nasceu com propósito de captar recursos financeiros para construir escolas para a nova rede estadual. Quem Lacerda convidou a fundar a FOM? Raul Barulho!

Em junho de 1961, o bicheiro Raul Barulho aparece como elo entre a Fundação Otávio Mangabeira (FOM) e vários contraventores. Vários banqueiros confirmaram doações e quem fazia a ponte era o Raul junto com uma senhora.

A Noite, 28/6/1961. 
Em agosto de 1961, Raul Barulho foi chamado para depor na Comissão de Inquérito criada para apurar ligações entre o jogo do bicho e a FOM. Ele desafiou a Polícia a provar algo que desabonasse sua conduta. 

A Noite, 19/08/1961 (Fonte: http://memoria.bn.br).
Disse que o presidente da FOM, Otávio Borgerth, teve contato com bicheiros e recebia doações deles. Disse também que era amigo de Lacerda desde a juventude. Revelou que recebia doações de várias fontes, inclusive do Jockey Club. Sobre a viagem que fez com o amigo Lacerda a Formosa, disse que gastou 1 milhão e 800 mil cruzeiros com despesas pessoais.





0 comentários:

Postar um comentário