(21)99125-6012

11 junho, 2015

Acessibilidade para hoje

Uma dimensão essencial é a acessibilidade para todos alcançarem os lugares de forma segura, sem precisarem ser carregados no colo por causa de obstáculos no caminho.
As condições de acessibilidade para os moradores do Jardim Sulacap e para a sociedade em geral é uma vergonha. Segundo o Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) de 2013, só 0,64% da população era atendida com serviço adequado de acessibilidade; ou seja, menos de 1%. O índice de infraestrutura puxou bem com força para baixo a nota do IBEU. É uma vergonha!



A nota terrível podia ser pior, porque no quesito acessibilidade só foi considerado o indicador rampa de cadeirantes, mas como podemos observar, ao longo das principais vias do bairro como a Estrada Japoré, a Av. Albérico Diniz e a Marechal Fontenelle, não achamos canteiros rebaixados de acordo com o padrão estabelecido pela Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2004.


Os espaços precisam ser acessíveis para todos para fazer do bairro um lugar melhor para se viver e conviver hoje. 
Fonte: http://www.totalacessibilidade.com.br
O desafio é ofertar um serviço adequado de acessibilidade urbana. A expectativa de ficarmos idosos é grande e as calçadas, bem como os canteiros das principais vias e prédios, precisam ser adaptados para que todas as pessoas se desloquem com segurança, sem precisar ser carregadas no colo sempre que necessitam ou desejam sair de casa.

Se o bairro Jardim Sulacap for bom para os deficientes se deslocarem, será bom para todos. 

O momento de fazer isto é agora. Não empurre para a próxima geração, porque para onde todos nós vamos, na sepultura, não vamos precisar de projetos, nem de obras de acessibilidade. Movam-se!

0 comentários:

Postar um comentário